terça-feira, dezembro 20, 2005

Este Natal...



Queria voltar a engraxar os sapatos de toda a família, com a minha irmã, para estarem lindos para receberem as prendas do Menino Jesus...

Queria voltar a ouvir o meu Avô a cantar cantigas dos Natais da infância que passou no Salgueiro do Campo, enquanto fritava as filhós, volteadas com “garfo” de ramo de oliveira, sempre a mesma, queimado no final para que a Família se reunisse de novo no ano seguinte...

Queria voltar a sentir aquela euforia da espera, olhar vezes sem conta para o relógio de sala e ver a meia-noite aproximar-se, para cada um abrir os presentes - os mais velhos primeiro, e eu... sempre a última...

Queria ver o meu Pai abraçar a minha Mãe, no final da noite, porque “tudo correu bem na santa paz”...

Queria deixar o frio dos lençóis transformar-se em calor, ajudado pela “botija” cheia de água quente, fervente na panela de ferro da lareira, e sentir os pés escaldarem depois do frio do chão de mármore...

Queria comer filhós quentes com cacau, tarde da noite, e bolo-rei fresquinho, sem pensar se fazia mal ou não...

Queria ser criança, outra vez, e acreditar que tudo no Natal é verdade, é bom, é Família e é alegria...

Este Natal... Queria ter o colo da minha Mãe outra vez, e adormecer a ouvi-la cantar velhos fados de Coimbra com aquela tristeza na voz que só hoje entendo...


Queria saber que o meu Pai estava lá, onde sempre esteve, e que nada podia correr mal, nunca...

Este Natal... Quero ser menina outra vez.


(hoje estou assim... amanhã já me passa.)
Maria, 20/12/2005

3 Comments:

At 12:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois é... Bela descrição. Ainda hoje é verdade, não no Salgueiro do campo, mas numa aldeia bem próximo. è para lá que vou amanhã

 
At 4:36 da tarde, Blogger O_Chaga said...

eu gosto mais das palmas no rabinho da menina!!! mas pronto é natal, só se ela gostar ;)

 
At 12:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pois é... Feliz Natal para todos, e boa viagem para o anonymous... Jinhos da Maria, e até depois das prendinhas e dos bacalháus.

 

Enviar um comentário

<< Home





my pet!


referer referrer referers referrers http_referer
Web Site Counter
Counters